Offline
Quatro gerações da mesma família sobem o Morro da Conceição e mulher corta cabelo após cinco anos como agradecimento
Novidades
Publicado em 08/12/2022

Mais velha é a Sebastiana Avelino, de 89 anos. Caçula é o bisneto dela, Pedro Luiz, de 1 ano e 9 meses. Milhares de devotos de Nossa Senhora da Conceição seguem à Zona Norte do Recife.

 

Cinco anos sem cortar o cabelo e foi aos pés da imagem de Nossa Senhora da Conceição que a enfermeira Eliade Avelino Pinto ficou emocionada ao ter as mechas cortadas. A trança foi deixada no templo no Morro da Conceição, na Zona Norte do Recife, como forma de agradecimento pela saúde da mãe.

 

A enfermeira subiu a ladeira acompanhada de outras três gerações da família. A mais velha é a avó, a aposentada Sebastiana Maria da Silva, de 89 anos. O caçula é o bisneto de Sebastiana, Pedro Luiz, de 1 ano e 9 meses.

 

Na hora de ter o cabelo cortado, nesta quinta-feira (8), as lágrimas vieram aos olhos de Eliade. Era o agradecimento pela cura da mãe, também responsável por ajudá-la a cumprir a promessa.

“Quando eu vi minha mãe em um processo de saúde muito difícil, eu recorri a Deus e a ela. E Nossa Senhora me escutou. Estou aqui cumprindo, graças a Deus”, disse.

“É pura emoção, é inexplicável. O amor que a gente tem por Nossa Senhora foge de todo o patamar que a gente chama de normal”, afirmou.

A família mora no bairro do Ibura, na Zona Sul do Recife, e faz questão de, todo ano, subir junta o Morro da Conceição.

“Representa a satisfação, a amizade e o amor que a gente tem nela. Quando a gente quer uma coisa, pede a Deus primeiro e, em segundo, ela. Para nos proteger, porque ela é a nossa mãe. Eu já estou com 89 anos, mas eles estão novinhos. Preciso deles todos para me ajudar”, afirmou Sebastiana.

E mesmo o caçula da família subiu andando a ladeira. “Já subi com ele no braço. É a primeira vez que ele vai andando”, disse a mãe do menino, a atleta Elizete Avelino.

Assim como eles, milhares de fiéis seguem ao templo na Zona Norte para agradecer e fazer pedidos para a santa, considerada padroeira afetiva da capital pernambucana. Neste ano, a Festa do Morro da Conceição ganhou o título de patrimônio cultural imaterial de Pernambuco.

Ao longo de todo o dia, há missas de hora em hora na área externa do templo. No final da tarde, por volta das 16h, a tradicional procissão sai da prefeitura do Recife, em direção ao santuário. Desde 2013, Helio Leal dirige o carro que leva a santa no encerramento festa.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!