Confirmação foi divulgada pelo Hospital dos Servidores do Estado, no Recife. Paciente de 58 anos está internado na unidade de saúde desde o dia 24 de abril.
Um homem de 58 anos que está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital dos Servidores do Estado, no Recife, desde o fim de abril teve o diagnóstico confirmado de Síndrome de Haff, conhecida popularmente como "doença da urina preta". O paciente foi socorrido com sintomas da enfermidade após comer um peixe da espécie budião frito em óleo.
A confirmação do caso foi divulgada pelo hospital. O diagnóstico foi "firmado de acordo com o quadro clínico e laboratorial apresentado", explicou a unidade de saúde em boletim médico do paciente divulgado na tarde da terça-feira (9). Ainda no texto, informou que:
Ele "continua internado na UTI, ainda realizando hemodiálise e recebendo suporte com ventilação mecânica";
"O estado de saúde é grave, mas se mantém estável".
O paciente não teve o nome divulgado. Ele mora na Madalena, na Zona Oeste do Recife , e tem "histórico de hipertensão e outros fatores de risco associados", segundo a Secretaria de Saúde do Recife.
Sobre o caso dele, a prefeitura do Recife também afirmou que:
"As secretarias de Saúde do município, do Estado e o Ministério da Saúde, além de especialistas, permanecem em discussão e investigação sobre o caso, assim como monitoram o quadro do paciente";
"Somente com a finalização de todas as etapas da investigação epidemiológica, poderá haver uma definição por parte das autoridades sanitárias envolvidas".